Cadeiras de escritório em conformidade com a lei: todos os detalhes - Inter Offices Móveis para Escritório e Ambientes Profissionais
inter Offices ambientes profissionais
móveis para escritório
|
 
 
 

Cadeiras de escritório em conformidade com a lei: todos os detalhes

Saiba mais sobre todas as corformidades com a lei e todos os detalhes que você precisa saber para entender um pouco mais sobre as cadeiras para escritório.

Você é um gerente? Um gestor de saúde do trabalhador? Precisa comprar cadeiras para o novo escritório? Então descubra o quanto há para saber sobre cadeiras de escritório de acordo com a lei. Os assentos de escritório devem cumprir determinadas normas , conforme indicado no decreto legislativo e na UNI EN 1335 nas partes:

  • parte 1 (Determinando o tamanho )
  • parte 2 ( Requisitos de segurança )
  • parte 3 ( Métodos de teste de segurança )

A Lei Consolidada de Segurança, Decreto Legislativo 81/2008, contém todas as normas que têm como objetivo a prevenção e proteção da  saúde física e mental dos trabalhadores . Nascido para substituir a lei 626 94, considerando também as mudanças ocorridas ao longo dos anos, é referência para tudo o que gira em torno do ambiente profissional em muitos aspectos. Com efeito, entre outros, são abordados a formação e informação, a gestão de emergências, as responsabilidades dos empregadores, a utilização de equipamentos e os requisitos dos ambientes de trabalho, incluindo os relativos às cadeiras de escritório nos termos da lei.

Detalhes sobre mobiliário de escritório também estão indicados no documento, em referência ao trabalho dos operadores de terminais de vídeo. A ciência ergonómica, nascida na década de 1950 na Grã-Bretanha, chegou à Itália precisamente através da lei 626, reconhecendo a sua eficácia.

As características das cadeiras de trabalho

Por lei, as cadeiras de escritório devem, antes de mais nada, ser  confortáveis, estáveis e permitir liberdade de movimento ao funcionário.  Ao mesmo tempo, evitando escorregões e outras situações perigosas. Na verdade, a prioridade é garantir o conforto certo, tendo em conta as diferentes horas passadas na mesma posição. Com ou sem apoios de braços à prova de choque, as cadeiras devem poder ser reguladas em altura independentemente do encosto, o que serve para proporcionar um apoio adequado à zona lombo-sacral. O assento deve ser adequado à forma física da pessoa que o utiliza e deve estar equipado com um mecanismo giratório que permaneça seguro contra escorregões e tombamento. Além disso, tanto o encosto quanto o assento devem ter bordas arredondadas, para evitar danos acidentais, com as extremidades das bordas vazadas tampadas. Cada sessão deve então ser acompanhada de informações de utilização e manutenção, escritas no idioma do país de utilização.

Para completar o mobiliário de escritório correto, além da escrivaninha, há também o  apoio para os pés . Um acessório que não deve se mover durante o uso, para garantir a postura mais adequada aos membros inferiores. Na verdade, o seu objetivo é reduzir a tensão nas pernas, mas também nas costas e no pescoço. Trabalhar com a postura correta, posicionar a tela e o teclado do PC da maneira correta, utilizar cadeiras ergonômicas ad hoc , ajuda a prevenir problemas de coluna e cervical , rigidez e estresse, dores nas articulações.

Poltronas Las Brancas

Como devem ser feitas as cadeiras de escritório?

Na UNI EN 1335-1:2000 são indicados três tipos de cadeiras de escritório.

O tipo A, que possui exigências dimensionais mais restritivas, respeita melhor as dimensões antropométricas de 5% a 95% da população. Tipo B, que possui requisitos dimensionais intermediários entre A e C. E finalmente tipo C, que fornece funções básicas e portanto não atende aos requisitos do Decreto Legislativo 81/2008 para trabalhar em terminal de vídeo.

Além de terem certas medidas, todos os móveis de escritório devem ser produzidos com  materiais impermeáveis e de fácil limpeza , para evitar sujeira. Mas estas características certamente não são as únicas exigidas: os materiais também devem ser resistentes. Cada parte da cadeira deve ser facilmente separável, caso seja necessária substituição para atividades normais de manutenção.

Poltrona Las braço em aço

Nenhum elemento pode ser esquecido no ambiente de trabalho. O mobiliário deve responder às diferentes necessidades do mercado, mas não pode deixar de ter  características precisas  em termos de ergonomia, funcionalidade e segurança. Para prevenir problemas físicos e garantir o maior nível de conforto possível, a secretária, a cadeira e o apoio para os pés devem ser escolhidos tendo em primeiro lugar o bem-estar. Sem esquecer a estética das cadeiras de escritório : porque um toque de design certamente não faz mal num escritório moderno e funcional.