Até há poucos anos não se pensava que o mobiliário de escritório pudesse influenciar a qualidade do trabalho de quem ali vive todos os dias. Hoje, felizmente, todos sabemos que a escolha do mobiliário ou mesmo a cor das paredes do escritório podem influenciar muito o bem-estar dos colaboradores e a sua produtividade. Por outro lado, a própria cromoterapia nos explica como as cores são ondas de energia capazes de atuar no homem a nível físico, mental e até emocional. É por isso que escolher uma cor adequada para as paredes do seu ambiente de trabalho pode ajudá-lo a torná-lo mais confortável e acolhedor, contribuindo assim para o bem-estar psicofísico de quem trabalha e consequentemente aumentando a sua produtividade.
Mas o que fazer na hora de escolher a cor das paredes do escritório? Vamos tentar perceber juntos quais os factores a considerar e, sobretudo, quais as tonalidades mais adequadas para um ambiente produtivo, relaxante ou para
uma sala de reuniões:
- Escolher a cor da parede do escritório: que fatores considerar?
- Cor da parede do escritório: características e significado
Escolher a cor da parede do escritório: que fatores considerar?
Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa: na hora de escolher a cor certa, é quase impossível não considerar todo o layout do escritório – cadeiras, escrivaninhas e assim por diante. O primeiro factor a ter em conta, portanto, é a luminosidade do ambiente : como se sabe, as cores escuras têm tendência a absorver a radiação luminosa, enquanto as cores claras se destacam pela prioridade na reflexão da luz. Conseqüentemente, se o seu escritório for muito claro , seria melhor escolher tons escuros para as paredes, como cinza pomba, lama e azul meia-noite. Por outro lado, se o ambiente não for muito claro , a escolha só pode recair sobre cores claras como branco ou amarelo.
O segundo fator a levar em consideração é a imagem que você deseja dar ao seu ambiente de trabalho. Você prefere um escritório mais tradicional? Então aconselhamos que opte por cores clássicas como cinza, branco ou bege. Por outro lado, não é por acaso que estas estão entre as escolhas preferidas para a cor da parede do consultório odontológico ou para a cor da parede do consultório jurídico. Por outro lado, se a sua intenção é criar um ambiente jovem e dinâmico, a escolha terá necessariamente que ser orientada para tons vivos como laranja, amarelo, vermelho ou verde. Estas cores de carácter forte, de facto, revelam-se ideais como cores modernas de paredes de escritórios.
Mas para além destas necessidades práticas, procuremos perceber qual a cor mais adequada às paredes dos escritórios para garantir o bem-estar psicofísico de quem aí trabalha.
Cor da parede do escritório: características e significado
Uma vez esclarecido como escolher a cor das paredes em função da disposição e do mobiliário do escritório, podemos finalmente avaliar o impacto psicológico que as diferentes tonalidades têm em quem passa muitas horas no ambiente de trabalho. É claro que cada cor tem características próprias e, portanto, é mais adequada para um espaço do que para outro. Mas vamos ver na prática do que estamos falando, tentando identificar as características típicas de cada tonalidade.
Branco
Comecemos pela cor mais utilizada para pintura de paredes tanto em casa quanto em ambientes de trabalho, o branco . Uma tonalidade que não só incorpora perfeitamente os conceitos de limpeza, ordem e clareza, mas também o seu particular poder vitalizante. É portanto perfeito para um escritório com um carácter forte, onde tudo e as pessoas estão exactamente no seu lugar. Na verdade, deve-se considerar também que esta cor parece ajudar a manter a concentração , por isso é altamente recomendada em ambientes onde são necessárias pessoas altamente produtivas. Por fim, como já mencionado, é a tonalidade ideal para um escritório pouco iluminado . O único cuidado a ter na escolha do branco é não utilizá-lo em grande escala, pois pode ser uma cor desestabilizadora do ponto de vista psicológico.
Amarelo
Passemos agora à “cor energética” por excelência, o amarelo . Por atuar no lado esquerdo do nosso cérebro, é capaz de estimular tanto o aparelho locomotor quanto a esfera intelectual, promovendo funções como atenção e aprendizagem , e limita significativamente a sonolência. Na verdade, não é coincidência que as pessoas que trabalham em escritórios amarelos sejam mais produtivas do que outras.
Vermelho
Vermelho é sinônimo de paixão, sabemos bem disso. Mas também é uma tonalidade que tem a ver com criatividade e emoções. O que você deve considerar, porém, é que isso tende a aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, a vitalidade, muitas vezes até em detrimento da concentração. É, portanto, uma cor adequada para paredes de escritórios apenas se usada com moderação , pois pode ser um elemento de distração em salas de trabalho.
Verde
Se você está se perguntando por que cada vez mais pessoas escolhem a cor verde para paredes de escritório, a resposta é simples: emblemática de equilíbrio e harmonia, é perfeita para criar um ambiente relaxante e relaxante, onde se sinta à vontade, protegido das pressões do trabalho.
Azul
Se pararmos por um momento para refletir que o verde é composto por azul e amarelo, não é de surpreender que todos esses tons tenham em comum um caráter “calmante” . O azul - e até o azul claro - revela-se portanto adequado para as paredes de um escritório que pretende que os seus colaboradores trabalhem em paz, sem que se sintam sobrecarregados pelas responsabilidades profissionais. Esta cor, de facto, é capaz de inspirar confiança , mas também de aumentar a concentração e a memória.