A segurança no trabalho representa uma prioridade para todas as empresas, que têm o dever de salvaguardar a saúde psicofísica dos seus colaboradores. Os postos de trabalho devem, portanto, atender a certas características: os móveis devem ser projetados e adquiridos de acordo com diretrizes precisas. As mesas de escritório não fogem à regra : devem cumprir requisitos específicos , de acordo com a norma EN 527-I de 2011 , referência do decreto legislativo 81/2008 que contém também as medidas para trabalhar no terminal de vídeo.
O objetivo é garantir o bem-estar de quem os utiliza.
Vamos agora ver todos os tipos de mesas:
Tipos de mesas
Quer sejam posicionadas em grandes escritórios, em open space ou coworking, de acordo com a norma, as mesas de escritório são divididas em quatro tipos . Cada um deles possui dimensões obrigatórias quanto à altura da bancada. Além disso, também devem permitir a movimentação livre das pernas, de acordo com parâmetros que foram aumentados em relação ao passado.
- tipo A: ajustável em altura (também de forma independente pelo usuário);
- tipo B: com altura selecionável (no momento da montagem);
- tipo C: altura fixa;
- tipo D: com altura regulável, mas com possibilidade de seleção reduzida.
Mesas de escritório tipo A
São eles que garantem o melhor desempenho, pois são ajustáveis e permitem alterar a postura durante a jornada de trabalho. Também pode ser utilizado o “sit-stand” para permitir que os trabalhadores escolham tanto a posição em pé como a posição sentada para realizar as suas atividades. Esta opção não está muito difundida, apesar dos benefícios para a saúde que poderiam ser obtidos, mas está a tornar-se popular em outros países, especialmente no Norte da Europa.
As dimensões são as seguintes:
- posição sentada: de 650 mm a 850 mm;
- posição em pé: 950 mm a 1250 mm;
- para livre movimentação das pernas: 1200 mm x 80 mm.
Mesas de escritório tipo S
Devem ser adaptados ao trabalhador. Na verdade, a altura é ajustada em função da altura do trabalho atribuído a esse local de trabalho.
As medidas indicadas são:
- posição sentada: de 650 mm a 850 mm;
- posição em pé: 950 a 1250 mm;
- para livre movimentação das pernas: 1000 × 80 mm.
Mesas de escritório tipo C
São os mais utilizados na Itália . A norma exige que respeitem uma profundidade de trabalho inferior às restantes, ou seja, entre 60 e 80 centímetros, desde que não estejam posicionados contra uma parede ou outros obstáculos que possam impedir o movimento das pernas.
As dimensões são:
- posição sentada: 740 mm (com tolerância de ± 20 mm);
- posição em pé: 1050 mm (com tolerância de ± 20 mm);
- para livre movimentação das pernas: 850 mm x 80 mm.
Mesas de escritório tipo D
Assemelham-se ao tipo A, mas não permitem as mesmas possibilidades de movimento. As dimensões a serem respeitadas são:
- posição sentada: de 680 mm a 760 mm;
- posição em pé: de 1000 mm a 1180 mm;
- dimensões para livre movimentação das pernas: 850 mm x 80 mm.
As medidas indicadas são mínimas: se fossem maiores ainda estariam em conformidade com a lei.
Mesas de escritório: cores e materiais
Móveis de escritório não podem ser adquiridos ao acaso, mas devem ser escolhidos com cuidado e atenção . Os materiais e as cores também devem ser levados em consideração, assim como os centímetros.
Os tons recomendados para mesas de escritório são os tons de cinza, marrom, verde e bege, mas não o branco, que pode ser utilizado no restante do mobiliário.
Para evitar cansaço visual excessivo, a mesa não deve causar reflexos e por isso superfícies opacas são as mais indicadas. No que diz respeito aos materiais, o vidro, o metal ou a pedra não são aconselháveis, embora possam ser atrativos do ponto de vista do design. São preferíveis materiais permeáveis, fáceis de limpar e com cantos arredondados.
As mesas devem então ser completadas com cadeiras adequadas em termos de superfície de assento, encosto e apoios de braços. Seus pés devem estar bem apoiados no chão ou em um apoio para os pés. A distância da tela do PC deve ser de aproximadamente 50-70 centímetros, dependendo do seu tamanho, sempre posicionada na frente do trabalhador (e não na lateral).
As mesas de escritório em conformidade com a legislação são essenciais para a realização do trabalho da forma mais cómoda e eficiente, evitando problemas tanto para o colaborador como para a própria empresa.